Quem somos nós

Grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado e ao Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios, ambos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo - RS, com o objetivo de construir e embasar Marcos Regulatórios às Nanotecnologias, inserir o Direito na caminhada tecnocientifica e viabilizar uma fonte de pesquisa para os interessados neste tema.


Integrantes do Grupo:

Prof. Dr. Wilson Engelmann (Líder)

Afonso Vinício Kirschner Fröhlich

Cristine Machado

Daniele Weber Leal

Daniela Pellin

Patrícia dos Santos Martins

Rafael Lima

Raquel von Hohendorff

Patrícia Santos Martins

terça-feira, 30 de junho de 2015

Ciência quer equilíbrio entre conhecimento e legislação da nanotecnologia: resposta a audiência pública do dia 25 de junho na Câmara dos deputados



Cientistas recomendaram, em audiência pública realizada no dia 25 de junho, quinta-feira, na Câmara dos Deputados, cautela na avaliação de dois projetos de lei, em trâmite desde 2013, que criam a política nacional de nanotecnologia e regulamenta a rotulagem de produtos resultantes de partículas utilizadas em celulares, computadores, cosméticos e na área de saúde.

Entre os cientistas presentes estava o prof. Dr. Wilson Engelmann (Unisinos). 

Leia na íntegra o parecer de cada palestrante, que  está no link a seguir.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Prof. Dr. Wilson Engelmann (Unisinos) será palestrante de Audiência Pública, na Câmara dos Deputados (Brasília/DF) para discutir a política nacional e a rotulagem da nanotecnologia”, dia 25 de junho (quinta-feira), as 9:30h, no Plenário 8, Anexo II, Câmara dos Deputados, Brasília/DF.


A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL e a COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA aprovaram por unanimidade os Requerimentos nos 20, 24 e 31 de 2015, de autoria dos Deputados William Woo, Sarney Filho e Sandro Alex, que “requer a realização de Audiência Pública, em conjunto com a Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, para discutir a política nacional e a rotulagem da nanotecnologia”, objetivando a instrução aos projetos de lei nºs 6.741/13 e 5.133/13, de autoria do Deputado Sarney Filho.
Nesse contexto, o Prof. Dr. Wilson Engelmann (Unisinos) será palestrante a referida Audiência Pública Conjunta, a ser realizada no próximo dia 25 de junho (quinta-feira), as 9:30h, no Plenário 8, Anexo II, Câmara dos Deputados, Brasília/DF.

"A audiência pública será transmitida ao vivo pela Internet e terá a participação da sociedade, por intermédio do Portal e-Democracia, ferramenta de interação legislativa desta Casa".

Em anexo, convite com maiores detalhes.