Quem somos nós

Grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado e ao Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios, ambos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo - RS, com o objetivo de construir e embasar Marcos Regulatórios às Nanotecnologias, inserir o Direito na caminhada tecnocientifica e viabilizar uma fonte de pesquisa para os interessados neste tema.


Integrantes do Grupo:

Prof. Dr. Wilson Engelmann (Líder)

Afonso Vinício Kirschner Fröhlich

Cristine Machado

Daniele Weber Leal

Daniela Pellin

Patrícia dos Santos Martins

Rafael Lima

Raquel von Hohendorff

Patrícia Santos Martins

terça-feira, 19 de maio de 2015

Segmento da nanotecnologia ganha duas novas publicações

Publicadas em 2014, o enfoque está na nanotecnologia utilizada no ramo dos alimentos
Por ACS/A.R. em 12/02/2015
Nanotecnologias, Alimentação e Biocombustíveis: Um olhar Transdisciplinar, Editora Criação, 2014, reúne em uma coletânea de artigos inéditos, pesquisadores de diversas formações que procuram mostrar como a nanotecnologia pode interferir nos campos da saúde do trabalhador, saúde, alimentação e produção de biocombustiveis.
Em 7 capitulos bem fundamentados, a obra convida o leitor a refletir sobre as consequências do uso da escala nano, os desafios que estão por vir e o processo de regulação do uso da nanotecnologia no Brasil.
Organizado por Tania Elias Magno da Silva e William Waissmann, a obra conta com a participação das pesquisadoras da Fundacentro, Arline Sydneia Abel Arcuri, Maria de Fátima Torres Faria Viegas e Valeria Ramos Soares Pinto e apresentam dois capítulos: o primeiro sobre Nanotecnologia e os potenciais riscos aos trabalhadores e o segundo, Nanotecnologia na cadeia do alimento.
Participaram na elaboração do livro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), FIOCRUZ, Fundacentro, Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, Universidade Federal de Sergipe, Itinerários Intelectuais Imagem e Sociedade, UNISINOS e Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera.
Outra publicação com uma linguagem menos técnica e mais lúdica é Nanotecnologia nos Alimentos.
Em forma de história em quadrinhos, o cenário ocorre dentro de uma empresa, onde os trabalhadores do ramo alimentício participam de uma palestra para obterem mais informações sobre um assunto desconhecido: a nanotecnologia.
A HQ é produto do projeto “Nanotecnologias aplicadas aos alimentos e Biocombustiveis: reconhecendo os elementos essenciais para o desenvolvimento de indicadores de risco e de marcos regulatórios que resguardem a saúde e o ambiente”, Rede Nanobiotec-Brasil, iniciado em 2009.
Participaram na elaboração da HQ, a Fundacentro, FIOCRUZ, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, UNISINOS e FDB, sob coordenação da CAPES.
As duas publicações fazem parte do Edital Rede NanoBiotec-Brasil 04/2008 da CAPES.
Compartilhar:
Recomendar Notícia
Recomendar Notícia
É obrigatório o preenchimento dos campos com *
Dados remetente
Seu nome:*
Digite o Nome...
Seu e-mail (somente letras minúsculas):*
Digite o E-mail...
Dados destinatario
Nome do destinatário:*
Digite o Nome...
E-mail do destinatário (somente letras minúsculas):*
Digite o E-mail...
Comentário:
Digite o Comentário...
Máximo de 1500 caracteres. 0 Quantidade de caracteres digitados:
[Enviar] [Enviar] [Limpar] [Limpar]
Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia
Dados confirmação
[Enviar] [Editar] [Enviar]
em seu navegador.

Nenhum comentário: