Quem somos nós

Grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado e ao Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios, ambos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo - RS, com o objetivo de construir e embasar Marcos Regulatórios às Nanotecnologias, inserir o Direito na caminhada tecnocientifica e viabilizar uma fonte de pesquisa para os interessados neste tema.


Integrantes do Grupo:

Prof. Dr. Wilson Engelmann (Líder)

Afonso Vinício Kirschner Fröhlich

Cristine Machado

Daniele Weber Leal

Daniela Pellin

Patrícia dos Santos Martins

Rafael Lima

Raquel von Hohendorff

Patrícia Santos Martins

terça-feira, 14 de abril de 2015

William Woo (PV-SP) vai discutir nanotecnologia em audiência pública: Prof.Dr. Wilson Engelmann estará presente


  
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CTCI) da Câmara dos Deputados apro­vou o requerimento 20/15, do deputado William Woo (PV-SP), que pede a realização de audiência pública para discutir a pesquisa e a indústria de produtos da nanotecnologia, o mercado e seus efeitos sobre o meio ambiente.

Conforme explica o parlamentar na justificativa de seu requerimento, “a nanotecnologia, tecnologia em escala nano, trata da manipulação em dimensões me­nores que 100 nanômetros, ou bilionésimos de metro. Surgiu quando cientistas perceberam que os materiais, quando reduzidos ou trabalhados nessa escala, assu­mem propriedades físicas e químicas diferentes. A par­tir do descobrimento dessas propriedades, pesquisas estão sendo feitas e novos produtos estão sendo lança­dos no mercado”.

“Entendem alguns autores que a regulamentação da nanotecnologia faz-se necessária porque o brasileiro está consumindo nanoprodutos, mas desconhece seus efeitos sobre a saúde e o meio ambiente. Por sua vez, o Poder Público estaria sendo leniente, não fiscalizando as pesquisas que estão sendo feitas e os produtos lan­çados no mercado”, argumenta William Woo.

Para o debate, serão convidados: deputado Sarney Filho, autor de dois projetos de lei sobre o tema (PL 5133/13 e PL 6741/13); Prof. Dr. Wilson Engelmann, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS); prof. Air­ton Guilherme Berger Filho, da Universidade de Caxias do Sul (RS); e representantes do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), da Confederação Nacio­nal da Indústria (CNI) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

 Fonte: Boletim Semanal da Bancada Verde da Camara dos Deputados.  Brasília, 13 a 20 de abril de 2015 nº 212, p. 3.













Nenhum comentário: