Quem somos nós

Grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado e ao Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios, ambos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo - RS, com o objetivo de construir e embasar Marcos Regulatórios às Nanotecnologias, inserir o Direito na caminhada tecnocientifica e viabilizar uma fonte de pesquisa para os interessados neste tema.


Integrantes do Grupo:

Prof. Dr. Wilson Engelmann (Líder)

Afonso Vinício Kirschner Fröhlich

Cristine Machado

Daniele Weber Leal

Daniela Pellin

Patrícia dos Santos Martins

Rafael Lima

Raquel von Hohendorff

Patrícia Santos Martins

sábado, 15 de junho de 2013

"Sistemas Jurídicos Contemporâneos e Constitucionalização do Direito - Releituras do Princípio da Dignidade Humana"

O Profº Dr Wilson Engelmann, juntamente com a Profª Dr Taysa Schioccet, líder do Grupo  de Pesquisa BioTecJus, anunciam o lançamento do livro no qual são coordenadores, intitulado "Sistemas Jurídicos Contemporâneos e Constitucionalização do Direito - Releituras do Princípio da Dignidade Humana", pela Editora Juruá.

A excelente obra apresenta-se à comunidade acadêmica, construída coletivamente, com espaço para as mais diversas vozes, fruto de profícuos debates ocorridos nos seminários intitulados Transformações Jurídicas nas Relações Privadas e Sistemas Jurídicos Contemporâneos. Essas diferentes vozes se harmonizam em torno de um tema comum: pesquisar e refletir sobre os limites e possibilidades do princípio da dignidade humana a partir de diferentes problemáticas, encontrando espaço para questões como: laicidade, gênero, meio ambiente, povos indígenas, proteção de animais humanos e não humanos, biotecnologia, nanotecnologia, bem como, temas emergentes em países de cultura muçulmana e asiática, os quais tornam evidente inclusive a dinâmica e a complexa relação entre os discursos legitimadores das culturas ocidental e oriental.

Não se entrega apenas um conjunto de referências catalogadas em diferentes textos, mas, sim, o convite para um diálogo em diferentes temas que, em comum, abordam o princípio da dignidade humana, a partir das transformações nas relações ocorridas no sistema jurídico contemporâneo. Esse diálogo se dá entre diferentes autores e, espera-se, diferentes leitores, para que o seu objetivo seja alcançado, qual seja, promover o conhecimento em espiral, em rede, conectando diversos saberes. Eis o intento de, quiçá, surgirem flores na caatinga e que a sombra dos juazeiros não signifique o compasso de espera do Direito, mas, sim, o seu fôlego para, cada vez mais, contribuir com o conhecimento.

Um dos colaboradores é Guilherme Cherutti, bolsista de Iniciação Científica do Grupo Jusnano, que desenvolveu um dos artigos juntamente com o Profº Wilson Engelmann.

A obra já pode ser adquirida em livrarias e no site da Editora: http://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=23072

X Seminário Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente

Entre os dias 14 a 18 de outubro de 2013 ocorrerá, no Departamento de Metalurgia da Escola Politécnica da USP, o X Seminário Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente - Seminanosoma.

Para tanto, está aberta a chamada para apresentação de propostas de pôsteres para o evento.
Seguem informações para submissão:

 SESSÃO 1)    Apresentação de análise de conteúdo e/ou discurso fazendo uma revisão e análise crítica das entrevistas apresentadas em pelo menos três programas nanotecnologia do avesso. Cera de 200 destes programas estão disponíveis no site da Rede Brasileira de Pesquisas em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente – RENANOSOMA -  neste endereço : www.nanotecnologiadoavesso.org.  Click em programas de tv anteriores e faça a seleção de programas que abordem uma mesma temática.

SESSÃO 2)   Apresentação de outros trabalhos de pesquisas que abordem a temática Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente.  

Os trabalhos enviados para os dois tipos de sessões devem ser inscritos em um dos seguintes eixos:
      1)      Comunicação da nanotecnologia
      2)      Nanotecnologia e educação escolar
      3)      Participação pública em nanotecnologia
      4)      Regulação da nanotecnologia
      5)      Políticas Públicas de Nanotecnologia
      6)      Nanotecnologia e trabalho
      7)      Nanotecnologia e agricultura
      8)      Nanotecnologia, seus riscos e implicações sociais, legais e éticas
      9)      Novos materiais, dispositivos e produtos com nanotecnologia
      10)  Eventos sobre nanotecnologia e sociedade
Além desses dez eixos, poderão ser submetidos trabalhos em outras temáticas que se enquadrem na problemática geral nanotecnologia, sociedade e meio ambiente.

Apresentação de resumos e pôsteres
O resumo terá extensão de duas páginas, em letra Times New Roman 12, margens 2,5, espaço 1,5, e nele deverá ser explicitado: título, autor(es), instituição, correio eletrônico, orientador (em caso de ser trabalho de Iniciação Científica, mestrado ou doutorado), objetivos, hipótese, metodologia utilizada, principais resultados do trabalho e referências.
O resumo deverá ser enviado ao e-mail  marpaulo1@uol.com.br  até o dia 15 de Agostos de 2013. A relação dos trabalhos aceitos será comunicada em 1 de  Setembro de 2013.

O conteúdo do resumo deve ser sintetizado e bem organizado visualmente para a apresentação do pôster. Recomenda-se a dimensão de 1,00 m de altura por 90 cm de largura.

Mais informações podem ser obtidas no seguinte endereço eletrônico: http://www.nanotecnologiadoavesso.org/

domingo, 9 de junho de 2013

Participação do JUSNANO em Congresso da ANEC

O Profº Dr. Wilson Engelmann, representando a Escola de Direito UNISINOS e o Grupo JUSNANO, participará do II Congresso Nacional de Educação Católica da ANEC, que ocorrerá na sede da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, em Brasília.

O trabalho a ser apresentado é intitulado "A Pesquisa Jurídica frente à Nanotecnociência: a dialética da 'pergunta e resposta' como condição de possibilidade para construir o caminho em direção ao Diálogo entre as Fontes permeado pelos Direitos Humanos".

Todos os trabalhos serão publicados em anais do evento.