Quem somos nós

Grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado e ao Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios, ambos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo - RS, com o objetivo de construir e embasar Marcos Regulatórios às Nanotecnologias, inserir o Direito na caminhada tecnocientifica e viabilizar uma fonte de pesquisa para os interessados neste tema.


Integrantes do Grupo:

Prof. Dr. Wilson Engelmann (Líder)

Afonso Vinício Kirschner Fröhlich

Cristine Machado

Daniele Weber Leal

Daniela Pellin

Patrícia dos Santos Martins

Rafael Lima

Raquel von Hohendorff

Patrícia Santos Martins

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

VIII Seminário Internacional de Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente.



Na semana que vem, entre os dias 25 e 27 de outubro ocorrerá em Porto Alegre, no IPA, o VIII Seminário Internacional de Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente. O Professor Wilson Engelmann estará palestrando neste evento.
O VIII Seminário é um importante momento de encontro, socialização, balanços e difusão nas regiões em que o mesmo realiza sobre as amplas possibilidades de inovação e pesquisa envolvendo saúde, agricultura, energia, limites e riscos sociais e ambientais da nanotecnologia suas implicações econômicas e políticas, bem como, um espaço de conscientização envolvendo educadores e estudantes para a nova importância dos novos desafios éticos e sociais da sociedade do conhecimento.
É, sobretudo, também um momento para integração de culturas e de diferentes pesquisas em âmbito internacional, bem como, de indicações de preocupações globais e proposições nacionais diante das possibilidades de riscos e implicações diante do novo jogo da economia do conhecimento sobre a indústria tradicional.

Para mais informações consulte: http://www.metodistadosul.edu.br/redessociais/seminarionanors/?p=216#more-216

Nanotecnologias na pauta da MOSTRATEC



No dia 28/10, às 10h, Prof. Wilson Engelmann proferirá palestra intitulada "As nanotecnologias e os marcos regulatórios: desafios e possibilidades de um novo mundo (?)". Será na Sala 2, da FENAC, por ocasião da MOSTRATEC.
A MOSTRATEC – Mostra de Ciência e Tecnologia – é um evento realizado pela Fundação Liberato, que se destina à apresentação de projetos de pesquisa científica e tecnológica nas diversas áreas do conhecimento humano, desenvolvidos por alunos do ensino médio e da educação profissional de nível técnico, do Brasil e de outros países.O evento proporciona a integração entre as instituições de ensino, pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias. Através da Mostratec o aluno desenvolve projetos científicos, desenvolve tecnologia, amplia seus contatos pessoais e pode participar de vários eventos nacionais e internacionais. A Mostratec será realizada na Fenac, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Veja mais informações em: http://www.mostratec.com.br/mostratec/eventos-paralelos/siet/

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Direito de Família em Perspectiva Interdisciplinar



Nos dias 07 e 10 de Novembro ocorrerá, na Unisinos, o ciclo de palestras e lançamento de Direito de Família em Perspectiva Interdisciplinar. O Professor Wilson Engelmann apresentará no evento - no dia 10 previsto às 21:10h - o tema: "As nanobiotecnologias e a proibição de interferir na comunhão de vida instituída pela família: desafios e possibilidades do art. 1.513, do Código Civil, frente aos avanços tecnológicos".

Clique na imagem e confira a programação: