Quem somos nós

Grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado e ao Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios, ambos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo - RS, com o objetivo de construir e embasar Marcos Regulatórios às Nanotecnologias, inserir o Direito na caminhada tecnocientifica e viabilizar uma fonte de pesquisa para os interessados neste tema.


Integrantes do Grupo:

Prof. Dr. Wilson Engelmann (Líder)

Afonso Vinício Kirschner Fröhlich

Cristine Machado

Daniele Weber Leal

Daniela Pellin

Patrícia dos Santos Martins

Rafael Lima

Raquel von Hohendorff

Patrícia Santos Martins

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

I SEMINÁRIO TRANSDISCIPLINAR DE DIREITO DO AMBIENTE



Ocorrerá na Próxima semana, na Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS), o I Seminário Transdisciplinar de Direito do Ambiente. O evento contará com a participação do líder do GRUPO JUSNANO, o Professor Wilson Engelmann, que palestrará sobre o tema Direitos Fundamentais e Biotecnologias, às 10h30.

Data do evento: 04/10/2011
Local: Auditório térreo do Prédio 11
Horário: das 8h às 22h30min


Para acessar a programação completa e mais informações: http://www.pucrs.br/adm/proex/cursoseeventos/index.php?p=evento&id=fadir_ambiente

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

IV Simpósio Dano Ambiental na Sociedade de Risco



Na próxima semana ocorrerá, em Florianópolis, na UFSC, o IV Simpósio Dano Ambiental na Sociedade de Risco: Risco da Radiação Nuclear, Tecnológico e Ambiental – Fontes de Energia, Sustentabilidade e Eficiência.
O VI Simpósio Dano Ambiental na Sociedade de Risco, idealizado pelo Grupo de Pesquisa Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco (GPDA- UFSC/CNPq), constitui-se em continuação de fórum acadêmico realizado inicialmente no ano de 2006 e que, desde então, tem ocorrido anualmente.
O evento ocorrerá dias 28, 29 e 30 de setembro. O Professor Wilson Engelmann, líder do Grupo JUSNANO, apresentará o Painel I- Gestão do Risco no Estado de Direito Ambiental, às 10:00h do primeiro dia da programação.
O Simpósio é uma iniciativa cuja importância justifica-se pela demanda existente em debater-se questões atinentes à Sociedade de Risco e à crise ambiental. Além da premente busca de alternativas para os óbices encontrados na abordagem do dano ambiental, sua precaução, configuração, extensão, recuperação e restauração, tanto sob a perspectiva jurídica, quanto política e técnica. Acerca da delimitação da temática do evento, serão analisados os riscos de radiação nuclear, tecnógico e ambiental, tendo em vista as fontes de energia, sustentabilidade e eficiência e suas relações com a sociedade de risco.

Para mais informações acesse: http://www.gpda.ufsc.br/vi-simposio/programacao

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

6º Encontro da Rede Nacional de Pesquisa em Nanotubos e 3º Encontro do INCT de Nanomateriais de Carbono

Dias 22 e 23 de setembro ocorrerá o 6º Encontro da Rede Nacional de Pesquisa em Nanotubos (CNPq) e o 3º Encontro do INCT de Nanomateriais de Carbono, na UNIFRA.
No segundo dia do evento haverá a Mesa Redonda, o tema será Nanotecnologia e a sociedade. O Prof. Dr. Wilson Engelmann, líder do Grupo JUSNANO, estará no debate:

Mediador: Marcos Assunção Pimenta/UFMG
Debatedores: Dr. Paulo Roberto Martins/ Renanosoma, Dr. Wilson Engelmann/Unisinos, Ary Correa Jr./UFMG e Dr. Adalberto Fazzio/MCT.


Local do Evento: Salão de Atos – Prédio 13
UNIFRA – Rua Silva Jardim, 1175 - Conjunto III
Santa Maria - RS

Para mais informações acesse: http://www.unifra.br/workshopnanocarbono/local.html

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Nanotecnologia traz novas esperanças para enfrentar câncer



A revista américana “PNAS” publicou recentemente duas pesquisas que mostram formas promissoras de utilização da nanotecnologia como meio de atacar o câncer. Um dos trabalhos apresenta uma nova ferramenta extremamente sensível de diagnóstico de tumores, enquanto o outro revela um tratamento inovador e com poucos efeitos colaterais, testado em camundongos.
A imagem mostra um tumor de camundongo tratado com bombardeio de nanotubos (Foto: PNAS)

Ralph Weissleder, médico do Hospital Geral de Massachusetts, e colegas na "PNAS" usaram nanopartículas magnéticas que receberam um aditivo especial: a capacidade de aderir a células cancerosas de uma dada amostra (que poderia ser de sangue ou de um órgão operado, por exemplo). Feito isso, o próximo passo foi aplicar um aparelho de ressonância magnética portátil à amostra. Dessa maneira, em menos de 15 minutos, foi possível detectar a presença das células tumorais, uma velocidade muito superior à disponível para os atuais testes de diagnóstico. O melhor é que o sistema é bastante sensível: apenas duas células de câncer foram suficientes para a detecção com essa abordagem. Isso facilitaria o tratamento precoce da doença.

Nanotubos:
Já a equipe liderada por Suzy V. Torti, da Universidade Wake Forest, também nos Estados Unidos, testou o emprego combinado de nanotubos (tubos de dimensão nanométrica) de carbono e radiação em camundongos com uma forma de câncer de rim.

Esses nanotubos conseguem emitir calor quando recebem uma dose de radiação no infravermelho próximo, que não é cancerígena como a radiação gama, por exemplo. Com apenas 30 segundos de radiação, o calor gerado pela combinação foi capaz de destruir os tumores, o que traz esperanças de se usar a abordagem em humanos no futuro.

FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia